Vídeos

Documentário "No Ritmo da Viola de Cocho: entre a Chapada e a Serra do Amolar, nas Águas do Pantanal"

Este documentário é resultado das atividades de registro etnográfico, audiovisual e fotográfico dos mestres Tuti e Vicente no âmbito do projeto “No Ritmo da Viola de Cocho: entre a Chapada e a Serra do Amolar, nas Águas do Pantanal”, desenvolvidas durante os meses de janeiro e dezembro de 2021, no sítio Alegre, localidade Capão Seco em Chapada dos Guimarães/MT e na região do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PNPM) em Poconé/MT. Participaram das entrevistas os mestres Tuti e Vicente Guató e outras pessoas das comunidades relacionadas a eles.

O modo de fazer Viola de Cocho é registrado enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro, no Livro de Registro dos Saberes – 2005. Sabedoria ancestral que os Mestres Tuti e Vicente Guató guardam em si.

O projeto contou com apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT), no âmbito da Lei Aldir Blanc, através do Edital Conexão Mestres da Cultura, e do Instituto Homem Brasileiro (IHB).

Um Documentário de Lautaro Actis e Gabriele Viega Garcia.

Curta-Documentário “Wauja Onapã” (“Canto Wauja”)

O curta-documentário “Wauja Onapã” (“Canto Wauja”), é resultado das atividades desenvolvidas em 2021, na aldeia Piyulaga pela Associação Indígena Tulukai (AIT) no âmbito do projeto homônimo. O projeto aliou o ensino tradicional do povo Wauja – através da oralidade, escuta e prática – às novas tecnologias de registro e reprodução, como a gravação de áudio, o vídeo e a fotografia, permitindo compor material didático para os jovens aprendizes e para as futuras gerações, resgatando o conhecimento ancestral da música Wauja.